O que será feito?
Passo a passo de como criar uma NF-e.
Onde será feito?
Retaguarda > Nota Fiscal Eletrônica.
Quando será feito?
Sempre o cliente precisar.
Por quem será feito?
Cliente.
Como será feito?
OBS: Antes de você começar a criar uma NF-e lembre-se de que necessário que você tenha o certificado digital modelo A1 instalado em seu sistema MemoCash. Caso você não tenha, assim que você entrar no módulo Nota Fiscal Eletrônica aparecerá a seguinte tela, onde o sistema não deixará que você transmitir a NF-e.
Para conseguir o seu certificado digital é necessário solicitar para o contador do seu estabelecimento.
Passo 1 – Através do site : https://acesso.memocashweb.com/sistema/
Aparecerá a tela abaixo.
Selecionar o botão “Nota Fiscal Eletrônica”.
- Abrirá a tela da onde você poderá criar uma NF-e.
- Na parte superior, você pode fazer a alteração da data e hora da emissão e da saída da nota, alterar o tipo de nota, a finalidade, vendedor, o tipo de consumidor e o indicador de presença.
Passo 2 – Você selecionando o ícone com três traços na parte superior esquerda, você verá as seguintes informações.
- Consulta NF-e: Nesse campos você vai localizar as notas que já foram emitidas, canceladas e as que estão em Rascunhos.
- Inutilização NF-e: Nesse campo se trata de você inutilizar as notas que vc não vai emitir.
- SUFRAMA: É utilizado para quem faz fabricação na Zona Franca de Manaus.
- Importação DI: Seria sobre nota fiscal de importação.
Passo 3 – Em Natureza da operação, você preencherá o CFOP da natureza dessa nota, como por exemplo, a venda de mercadoria adquirida de terceiros, devolução de produtos e etc. Nesse ponto, sempre indicamos ao cliente confirmar qual seria a natureza de operação correta para determinada NF-e.
- Vale lembrar que nós temos uma comunicação com a Secretaria da Fazenda, aonde todos os CFOPs são atualizado automaticamente, ou seja, não à necessidade do cliente ter que cadastrar o CFOP de forma manual.
Passo 4 – Nesse passo, se trata de quando você for referenciar uma nota com outra, geralmente muito usado em uma nota fiscal de devolução. Abaixo temos um passo a passo de como fazer uma nota fiscal de devolução.
https://faq.memocashsolucoes.com.br/knowledgebase/como-criar-uma-nf-e-de-devolucao
Passo 5 – Os campos abaixo seriam para quando você precisa vincular uma venda fiscal ou não fiscal feita no PDV.
Para isso você pode mudar a opção “Modelo” para “Cupom fiscal PDV” e em “Numero COO” você vai colocar o número do cupom da venda.
- Nesse caso, você pode de vincular a venda, você deve seguir o passo 12.
Passo 6 – Nesse campo você preencherá o destinatário da nota, você vai selecionar o ícone da lupa e selecionar o cliente destinatário.
- Lembrando que para selecionar o cliente, é necessário fazer o cadastro do mesmo no módulo de cadastros, abaixo temos um passo a passo de como fazer essa ação.https://faq.memocashsolucoes.com.br/knowledgebase/cadastrando-um-novo-cliente
Passo 7 – Abaixo temos o campo de totalizadores, onde eles são preenchidos automaticamente conforme for adicionado o produto na nota.
Passo 8 – Neste campo você pode preencher qual a transportadora fará o transporte do seu produto, você vai selecionar o ícone da lupa e selecionar a transportadora.
- Lembrando que para selecionar uma transportadora, é necessário fazer o cadastro da mesma no módulo de cadastros, abaixo temos um passo a passo de como fazer essa ação.https://faq.memocashsolucoes.com.br/knowledgebase/cadastro-de-transportadoras
Passo 9 – Dados de pagamentos:
- Lembrando que essas formas de pagamento já veem pré-cadastradas no sistema.
Passo 10 – Nesse campo você pode adicionar se o destinatário for pagar de alguma forma parcelada, nessa forma você pode adicionar a parcela e a data de vencimento que o cliente for pagar.
Passo 11 – Nesse campo você pode preencher qualquer dado adicional que seja pertinente a essa NF-e.
Passo 12 – Se você tiver uma conta a prazo, ao invés de você ter buscar produto por produto, você pode selecionar o ícone da lupa e puxar a conta a prazo para a nota.
- Logo em seguida abrirá um menu, onde você pode localizar a conta do destinatário, o tipo dessa conta, a data final e inicial, após localizar só basta confirmar a ação.
Passo 13 – O passo 12 também se aplica nesse, caso exista algum pedido feito em sistema, você pode clicar na lupa e selecionar o pedido do destinatário.
- Logo em seguida abrirá um menu, onde você pode localizar o pedido do destinatário, a data final e inicial, após localizar só basta confirmar a ação.
Passo 14 – Nesse ponto, você pode adicionar os produtos manualmente, podendo pesquisar pelo ID, nome do produto e referencia.
- Apertando o barra de espaço no primeiro campo de pesquisa abrirá um menu com todos os produtos cadastrados, assim você seleciona o produto e confirma a ação.
Importante: Lembrando que para emissão de uma nota é necessário ter todos os impostos cadastrados na parte de tributação de cada produto, essa ação é feita diretamente no módulo cadastros, abaixo temos um passo a passo de como fazer essa ação.
https://faq.memocashsolucoes.com.br/knowledgebase/tributacao-de-produtos-retaguarda
Passo 15 – Após ter feito todo o preenchimento da nota, você pode salvar ela ou selecionar a opção validar XML, essa segunda opção seria uma verificação que o sistema faz para ver se existe alguma informação incorreta, onde possa prejudicar o barrar que o cliente consiga transmitir a nota.
Passo 16 – Após o sistema validar a nota, só basta você clicar na opção de “Transmitir NF-E”.
Extra: Abaixo deixaremos um link vídeo aula onde nosso representante faz um treinamento sobre a NF-e.
Data: 22/11/2021.