O que será feito?
Cadastro de um produto na retaguarda.
Por que será feito?
Para que o cliente possa fazer a venda do produto pelo sistema.
Onde será feito?
Retaguarda > Módulo Cadastros > Produtos > Cadastrar Produto
Por quem será feito?
- Cliente
Como será feito?
Passo 1 – Através do site https://acesso.memocashweb.com/
Você irá selecionar o módulo “Cadastros”.
Passo 2 – Clicar na opção “Produtos” e depois em “Cadastrar Produto”.
Passo 3 – Ao clicar em “Cadastrar Produto” aparecerá a tela com as informações para preenchimento:
Informações de preenchimento obrigatório no cadastro de produto:
ABA DE INFORMAÇÔES
ID – Código – Código de identificação do produto. (Gerado automaticamente, mostra se o ID está disponível ou não).
Nome do Produto – Nome e/ou descrição do produto.
Setor/Marca/Seção/Grupo/Sub-grupo – Anteriomente cadastrados, agora só pra vincular ao produto.
(Passo a passo de como fazer o cadastro: https://faq.memocashsolucoes.com.br/knowledgebase/cadastro-de-marcas-setoressecoes-e-grupos)
Código de barras – Pode ser gerado automáticamente ou você fornecer do próprio produto.
Unidade de Medida – Como o Produto é vendido? Unidade, Kg, pacote, etc.
Referência – Uma referência que você possa utilizar para achar o produto com mais facilidade, ficando a seu critério.
Fornecedor Principal do Produto – Vincular um Fornecedor pré cadastrado para ter o controle de recebimento.
(Caso não tenha nenhum fornecedor cadastrado, siga o passo a passo para cadastro: https://faq.memocashsolucoes.com.br/knowledgebase/cadastrar-fornecedor )
Preço de Custo – Preço que foi pago no produto.
Margem de Lucro – Porcentagem de lucro baseado no preço de custo e/ou no valor de venda.
A porcentagem de “Margem de Lucro” se vale apenas da porcentagem em cima do valor do custo, ou seja, se o produto custa 10,00 e tiver a margem de 50% o valor de venda é 15,00.
Lucro do relatório: Se baseia no valor de lucro do produto, ou seja, valor total vendido do produto menos o custo total igual ao lucro. Por exemplo: Produto “Temperos” tem o valor de custo de 0,70 e o valor de venda de 1,00, ou seja, a sua porcentagem de venda é de %42,86.
Esse produto teve R$ 1 045,00 de valor vendido, em cima desse valor o cliente teve R$ 731,50 de custo no produto, onde subtraindo chegamos no valor de R$ 313,50 do Lucro de venda.
Então se R$ 1 045,00 é igual a 100% do valor da venda, só precisamos fazer uma regra de três para descobrir a porcentagem de lucro.
1 045 = 100%
313,50 = X
1045 X = 31 350
X = 31 350 / 1045
X = 30%
Preço de Venda – Preço que será vendido o produto para o cliente final.
Qtd. Atacado – Uma quantidade estipulada para ser vendida em preço de atacado.
Desconto – Niveis de desconto 1,2 e 3. Qual a máxima em porcentagem poderá ser dada de desconto nesse produto.
Comissão – Porcentagem de comissão sobre o produto vendido.
Clonar Produto – Cria um novo cadastro de produto com as mesmas informações
Log de Alterações – Mostra uma listagem de todos os registros de alteração do produto com data, horário, usuário e a alteração feita.
(Passo a passo de como gerar o relatório de Log de Alterações: https://faq.memocashsolucoes.com.br/knowledgebase/relatorio-log-de-alteracoes)
Ativo/Inativo – Opção para Inativar ou Ativar o produto.
ABA DE ESTOQUE
Poderá ser cadastrado o estoque atual do produto, o minimo e o máximo.
- Atual – O que tem no momento em estoque.
- Mínimo – Estoque minimo para solicitar novo pedido de compra.
- Máximo – Produto que consta muito em estoque e pode ser feito uma ação para incentivar vendas.
No campo de previsão de Estoque é exibido um gráfico infomando a quantidade de itens que tem a ser recebido pelo Módulo Compras.
ABA DE ADICIONAIS
No caso de um produto conter adicionais, eles serão cadastrados aqui:
Ex: Produto Porção de Fritas
Podendo ser cadastrado um novo adicional ou flegando a caixa de seleção do adicional já cadastrado.
ABA DE PROMOÇÕES
Descrição – Breve descrição da promoção.
Tipo de valor – (DESCONTO E ACRESCIMENTO EM PORCENTAGEM OU DINHEIRO, VALOR EM DINHEIRO)
Valor – Valor da promoção.
Ex: Se o tipo for acréscimo em dinheiro, colocando no campo de valor o número 20 será cobrado + 20% no valor do produto.
Tipo Data – Se é um único dia ou se é repetido semanalmente.
Ex: Toda Terça e Quinta.
Data – Dia em que começa e termina.
Hora – Horário inicial e final.
(Para melhores explicações siga o passo a passo do Cadastro de Promoção clicando no link: https://faq.memocashsolucoes.com.br/knowledgebase/cadastro-de-promocao )
ABA DE TRIBUTAÇÃO
Abaixo temos um link com passo a passo dos campos de preenchimento obrigatório para realização de venda fiscal.
https://faq.memocashsolucoes.com.br/knowledgebase/tributacao-de-produtos-retaguarda
Importante: A equipe MemoCash não preenche essas informações, pedimos que o cliente entre em contato com a contabilidade do seu estabelecimento para realizar o preenchimento.⚠
ABA DE FORNECEDORES
Vincular Fornecedores – Podendo ser vinculado mais de um fornecedor ao item cadastrado
Preço da Última Compra – Analisar conforme as últimas compras o melhor fornecedor
Passo 4 – Ao finalizar a configuração do seu produto, clique em “Confirmar“.
Qualquer dúvida entre em contato conosco pelo canal de atendimento (12) 99601-6111, nossa equipe de suporte está a disposição para atende-lo!😉