O que será feito?
Passo a passo para a integração do PIX Shipay com a Sicoob.
Onde será feito?
Portal Developers – https://developers.sicoob.com.br/portal/cadastro
Por quem será feito?
Suporte Técnico.
Como será feito?
Passo 1: Cadastre-se no Portal Developers através do link: https://developers.sicoob.com.br/portal/cadastro
Passo 2: Selecione a opção de cadastro desejada, Pessoa Jurídica ou Pessoa Física, e preencha as informações.
Passo 3: Após o cadastro você irá receber um e-mail com o link para a criação da sua senha.
.
Passo 4: Caso já possua cadastro acesse o link: https://developers.sicoob.com.br/portal/login para fazer login.
Para a utilização das APIs do Sicoob é necessário obter suas credenciais, siga o processo para a criação de um aplicativo:
Passo 1: Clique em “Gerar aplicativo”.
Passo 2: Para prosseguir clique em “Ok, continuar”.
Passo 3: Em seguida selecione o Tipo de Pessoa e faça login com dados de sua cooperativa, conta corrente ou chave de acesso e senha do Aplicativo Sicoob Mobile Banking.
Passo 4: Após o login, será enviado um código do segundo fator de autenticação em seu aplicativo Sicoob. Caso você não receba o código, será necessário acessar o App Sicoob > Menu > Notificações e ativar as notificações. Caso já estejam ativadas, desative e ative novamente para realizar um novo teste.
Passo 5: Preencha as informações: Nome do Aplicativo, Descrição do Aplicativo, Conta corrente e clique em “Prosseguir”.
Passo 6: Selecione “Sim” e selecione Shipay como empresa parceira e clique em “Prosseguir”.
Passo 7: Selecione as APIs desejadas e clique em “Prosseguir”.
Obs: Nos casos de integração com a Shipay, ficarão disponíveis (em cores) apenas as APIs que a empresa oferece.
Passo 8: Confirme os dados do aplicativo e clique em “Criar aplicativo”.
Passo 9: Caso a conta do aplicativo seja PF, a credencial será disponibilizada em “Meus aplicativos” e já estará ativa para uso.
Passo 10: Caso a conta do aplicativo seja PJ, o aplicativo estará no menu “Meus Aplicativos” com o status de “Pendente”. Para ativar os aplicativos PJ, será necessário que os responsáveis pela conta autorizem no App Sicoob ou no Sicoobnet Empresarial. Basta acessar o ícone de pesquisa do APP Sicoob, procure por “Transações Pendentes / Detalhamento” e, em seguida, por “Autorização para Uso de APIs”. Insira sua senha e autorize.
Passo 11: Após esses passos a credencial (client id) estará pronta para ser utilizada, para realizar a integração.
Integrando as chaves no Painel Shipay:
Atenção: Fique a vontade para inserir as credenciais em sua loja no Painel Shipay, mas lembre-se de remover pontos, traços e barra do seu CNPJ caso ele seja sua chave Pix.
Ao acessar o Painel Shipay, clique na aba “PIX” e na sequência, selecione o ícone do Sicoob:
- Ao clicar no ícone, a seguinte janela será aberta, e basta preencher desta forma:
Lembre-se! A chave Pix cadastrada deve pertencer a conta do Sicoob onde foi gerado o Client ID.
Feito isso, você apenas deverá associar essa chave Pix em sua Loja, clicando na aba “Lojas” na parte superior do painel, selecione a Loja desejada e clique em “Associar Carteira”:
Em seguida selecione a carteira Sicoob e associe a loja.
Pronto! Sua carteira Sicoob está pronta para ser utilizada!
_____________________________________________________________________________________________________________________
Data: 29/07/2023